Logomar territorios de criacao

Territórios de Criação, Bolsas para
Mobilidade Formativa

Aqui apresentamos os(as) selecionados(as) para as Bolsas para Mobilidade Formativa. Esse(a)s bolsistas têm a oportunidade única de explorar novos territórios, aprender com diferentes culturas e contribuir com suas habilidades e conhecimentos.

Conheça Nosso(a)s
Bolsistas Selecionado(a)s

Imagem de Pedro Silva

Pedra Silva A multiartista, arte-educadora e pesquisadora Pedra Silva realiza “Intercâmbios performáticos: rituais e magias de criações queer”, um estágio de residência de metodologias de criação em performance entre o nordeste cearense brasileiro com o oeste espanhol, tendo a magia e o ritual como fundamento criativo para as questões cuirlombistas e ecoqueers. Durante 9 dias o espaço cultural La Erreria (House of Bent, Espanha - ES), receberá a artista natural de Fortaleza-CE, em parceria com a Plataforma Imaginários para uma imersão artístico-pedagógica. Como resultado do projeto, a bolsista contemplada no Territórios de Criação realizará a organização editorial de uma zine, fruto de sua pesquisa, a ser lançada em fevereiro de 2025.

Ana Paula Vieira A pesquisadora e realizadora audiovisual Ana Paula Vieira, natural de Fortaleza-CE, realiza um estágio em Resende (RJ), na sede da Silo – Arte e Latitude Rural, uma organização da sociedade civil que cria, acolhe e difunde arte, ciência, tecnologia e agroecologia em zonas rurais, áreas periféricas e de preservação ambiental, estimulando o cruzamento entre técnicas intuitivas e saberes científicos. O propósito é uma imersão a partir de análise e pesquisa de metodologias, planejamento de ações, desenvolvimento de estratégias de comunicação e de colaboração com programas e projetos que fortalecem o diálogo entre arte, tecnologia e território rural. O estágio ocorre durante um mês, com uma carga horária de 20h por semana, totalizando 80h. Como resultado, a bolsista realizará em seu retorno uma apresentação oral abordando os resultados da ação formativa e os impactos alcançados, prevista para acontecer na Escola Porto Iracema das Artes.

Alexia Ferreira A artista visual Alexia Ferreira, a partir do projeto de arte-educação “Fazendo arte como não podia fazer quando criança”, se debruça sobre entender a fase da infância de pessoas negras que foram expostas a responsabilidades de um indivíduo adulto. Com uma residência artística realizada em Goiânia (GO), busca o desenvolver artístico que chegue até crianças de uma forma natural de seus cotidianos, mas que também consiga alcançar pessoas negras já adultas que não conseguiram ter o contato com arte na infância porque precisavam lidar com conflitos familiares. A pesquisa da artista se utiliza de linguagens como foto-colagem, performance e instalações. Como resultado, a bolsista realizará em Fortaleza-CE uma pesquisa com crianças em escolas municipais, unindo a arte com brincadeiras, fazendo oficinas de colagem.

Aleffer Morais O ator, produtor e gestor de projetos de impacto sociocultural Aleffer da Silva Morais realiza o intercâmbio “Conexão de impacto CE-SP: produção e gestão cultural para impacto social em territórios periféricos”, na cidade de São Paulo, Capital, junto à instituição 3Apitos e Instituto Incentivar. Como resultado, o bolsista realizará em seu retorno duas oficinas, sendo uma em Fortaleza, de Elaboração de projetos de impacto sociocultural e outra na Região Metropolitana, sobre Leis de Incentivo à Cultura.

Raisa Christina A artista visual e escritora Raisa Christina viaja para a Argentina, para participar do Seminário de Doutorado em Literatura e Estudos Críticos, a ser ministrado pelo professor Alberto Giordano, na Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Nacional de Rosário. O objetivo do projeto é o desenvolvimento da pesquisa da artista em torno das obras “Los diarios de Emilio Renzi”, do argentino Ricardo Piglia, e “Diário 1973-1983”, série documental do brasileiro David Perlov. Como resultado, a bolsista realizará uma formação, voltada a escritores e artistas, em diários como laboratórios de criação, em data e local a definir.

Wellington Gadelha O multiartista cearense Wellington Gadelha desenvolve um intercâmbio e pesquisa junto ao coreógrafo potiguar Alexandre Américo. Com duas visitas a Natal/RN, a iniciativa busca criar um espaço de trocas e pesquisas, fundamentado nas recentes investigações artísticas dos envolvidos. O propósito é promover uma imersão criativa, reflexiva e intelectual em arte, explorando perspectivas negras e nordestinas, enriquecendo o panorama cultural da região. Como resultado, o bolsista realizará em seu retorno uma palestra abordando o relato de experiência de sua ação formativa.

Imagem de Levy Freitas

Levy Freitas Com formação em Geografia e Cinema/Audiovisual, o pesquisador e agente cultural de Baturité viaja a Luanda (Angola) para uma residência artística de 10 dias, junto à Produtora Audiovisual Geração 80. O intercâmbio será uma contribuição para o prosseguimento de trabalhos que já vêm sendo realizados em torno do ensino, da pesquisa e da difusão audiovisual entre os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e o Brasil. Como resultado, o bolsista realizará uma fala pública, em formato on-line, compartilhando todas as ações realizadas durante sua viagem a outro país.

Foto de Pattricia Gonçalves

Pattricia Gonçalves A turismóloga, gestora cultural e pesquisadora participa de uma oficina de 40 horas em Elaboração de Projetos Culturais e Empreendedorismo Cultural para 30 mulheres (Cis, Trans, LGBT+, Negras, Indígenas, pertencentes a Comunidades Tradicionais, Mães e Adolescentes) com faixa etária de 18 a 59 anos de idade residentes de regiões de favela da cidade de Recife (PE) e adjacências. Como resultado, a bolsista ministrará uma oficina de Elaboração de Projetos, na sede da Bruta Flor – Arte e Invenção.

Foto de Georgia Vitrilis

Georgia Vitrilis A artista Georgia Vitrilis participa de intercâmbio com a artista e pesquisadora Janaína Leite na disciplina “Etno-experimentos - práticas de si e do outro entre a ética e a estética” do CAC - Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP). O Territórios de Criação possibilita o encontro formativo entre duas artistas-pesquisadoras que têm uma forte confluência em suas pesquisas. Como resultado, a bolsista realizará em seu retorno uma palestra-performance intitulada FEITICHARIA.

Foto de Luis Teixeira

Luis Teixeira O artista e produtor cultural participa do projeto projeto Conexão Colômbia, em Bogotá, um intercâmbio cultural com a Corporação Cultural Cochaviva uma das mais premiadas Companhias do país, para a formação de 50h/a em danças populares com visitação a Pontos de Cultura e outros espaços culturais. Como resultado, o bolsista realiza uma oficina de danças colombianas na sede da Associação Cultural Maria Bonita em Umari.

Imagem de Edilene Bernardo

Edilene Bernardo A educadora e artista de Baturité (CE) participa da formação artística "Uniendo Puntos: Intercâmbio Artístico entre Culturas Comunitárias" na escola de arte ArtEduca, em Santiago, no Chile. Como resultado, a bolsista fará uma roda de conversa em sua comunidade e com seu coletivo cultural, com o objetivo de compartilhar a experiência e os conhecimentos adquiridos no curso.

Foto de Silvianne Lima

Silvianne Lima A atriz e produtora cultural realiza intercâmbio formativo com o tema “Teatro e as Infâncias” percorrendo as cidades de Santa Catarina, Curitiba e São Paulo, em festivais e mostras de teatro. Como resultado, a bolsista publicará em seu retorno um vídeo apresentando o levantamento de dados de estratégias artísticas de gestão e produção utilizadas nas cidades visitadas, narrando sua aproximação de coletivos e produtoras locais, para estudo de modos e meios de produção que poderão ser utilizados em festivais cearenses.

Imagem de Rodrigo Fernandes

Rodrigo Fernandes O realizador audiovisual viaja ao Rio de Janeiro para realizar uma formação extensiva no único curso oficial com certificação da Avid (fabricante do software Pro Tools) no Brasil, com o intuito de operar novas salas de finalização de audiovisual que estão sendo construídas na Casa Amarela. A formação trará benefícios para o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, uma vez que Rodrigo Fernandes é servidor-técnico de som do Curso. A formação acontece na ProClass, no Rio de Janeiro, com carga horária total de 48 horas/aula. Como resultado, o bolsista ministrará uma masterclass sobre a formação e seus desdobramentos e impactos para a cidade.

Foto de Trojany

Trojany A artista realiza uma uma investigação em arte e arqueologia, com a proposta de observar evidências e rastros da ancestralidade indígena pelos sítios arqueológicos da Paraíba e Minas Gerais. Como finalização do percurso, a artista produzirá uma ação artística que mescla vídeo e performance no espaço do conhecimento selecionado para intercâmbio, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição parceira do JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que realiza e fomenta pesquisas, projetos e experimentações no campo das artes, em diálogo estreito com a educação, a arquitetura e o design. Como resultado, a bolsista realizará uma abertura de sua pesquisa na Bruta Flor, Arte e Invenção, em Fortaleza (CE).

Foto de Gregorio Barbosa

Gregorio Barbosa O produtor cultural participa do seminário sobre cinema queer, por ocasião do Festival Internacional de Cinema Queer em Lisboa, Portugal. O evento destaca-se como um dos principais fóruns do cinema queer internacional. O convite para a participação se deu por conta de seu trabalho no documentário "Nós - Laços entre Tybyra e Dandara", que explora questões profundas de identidade e direitos humanos. Como resultado, o bolsista criará um diário de bordo com fotografias, vídeos curtos e desenhos, resultando em um produto audiovisual breve, com o objetivo de compartilhar suas experiências.

Foto de Arth3mis

Arth3mis A artista participa de uma residência em formato de estágio, no Ateliê e Escola Sertão Negro (GO), com o intuito de buscar conhecimentos sobre gestão de espaços independentes e comunitários voltados para a arte e educação, adaptando e criando estratégias metodológicas do ateliê-escola para o museu comunitário CasAvoa, localizado em seu território, no bairro Curió, em Fortaleza. Como resultado, a bolsista produzirá um zine, com imagens e textos produzidos durante a residência.

Foto de Vinícios Ferraz

Vinícios Ferraz O artista de Baturité (CE) realiza de um intercâmbio de formação cultural, em formato de residência, para estudar e vivenciar a abordagem etnográfica em cultura popular, além de participar de oficinas formativas com foco em literatura de tradição oral e musicalização: canto e dança do Núcleo de Etnografia e Folclore - NEFUP da Universidade do Porto/Portugal. Como resultado, o bolsista fará a socialização de suas experiências com o terreiro e o Quilombo e produzirá um artigo.

Foto de Charles Lessa

Charles Lessa O artista visual do Crato (CE) realiza, durante 10 dias, uma residência artística com o artesão Petrônio, além de conversas com mestres, artesãos e artesãs da região, na Dom - Galeria Itinerante, na Ilha do Ferro, em Maceió/AL. Como resultado, o bolsista fará uma roda de conversa, no Centro Cultural do Cariri, na qual apresentará a experiência vivida na residência.

Foto de Pedro Rocha

Pedro Rocha O documentarista participa do Gran Taller Documental da Escuela de Cine y TV de Cuba, que consiste em 3 semanas de estudos e trabalho em San Antonio de Los Baños, com o objetivo de produzir um curta-metragem sob a orientação de um cineasta de renome internacional. Em 2024, o gran taller se realizará de 21/10 a 8/11 e o convidado será o italiano Gianfranco Rosi, diretor de “Fogo no Mar”, primeiro documentário a vencer o principal prêmio do Festival de Berlim. Como resultado do projeto, o bolsista produzirá um curta-metragem sob a orientação de um cineasta de renome internacional.

Foto de Alexandro Freitas

Alexandro Freitas O artista de Aquiraz-CE realiza um intercâmbio cultural no Instituto Cultural Eslipa (Rio de Janeiro-RJ) e vivências de confecção de instrumentos experimentais em São Paulo. Para pesquisa sobre o palhaço excêntrico musical, a proposta de formação abrange as áreas de teatro, música, palhaçaria e luteria experimental, Como resultado de seu projeto, o bolsista ministrará duas oficinas para alunos(as) do curso de teatro da Tapera das Artes, sendo uma de confecção de instrumentos musicais, a partir de materiais recicláveis e do seu cotidiano, e outra de técnicas de palhaçaria, utilizando instrumentos musicais confeccionados pelos mesmos.

Foto de Erivan Produtos do Morro

Erivan Produtos do Morro O cantor e produtor de Rap, Trap, Funk e Reggaeton participa de novas vivências e formações com artistas, músicos e produtores na Fábrica de Cultura Jaçanã, em São Paulo, como parte do projeto Áudio nas Fábricas de Culturas, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis. O espaço cultural visa ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, oferecendo uma programação diversificada, como cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.Ao retornar, Erivan compartilhará as novas técnicas e conhecimentos com a comunidade artística do Ceará, enriquecendo o cenário local e inspirando outros artistas a buscar intercâmbios e colaborações.

Foto de Cleo Do Vale

Cleo Do Vale A artista, designer e professora parte do Crato-CE rumo à Argentina. Na Casa Belgrado, em Buenos Aires, participa de uma residência artística realizando pesquisa e criação que têm como ponto de partida o corpo-território da artista-viajante e de mulheres imigrantes que convidam a tecer (bordar, desenhar, gravar) outros corpos-territórios, com as encruzilhadas das questões identitárias, políticas e das incompletudes culturais. A escolha da Casa Belgrado se deu pelo seu declarado interesse em projetos que trabalhem: território, margem, fronteira, migração e comunidade.

Foto de João Paulo Lima

João Paulo Lima O artista, pesquisador e ativista PCD realiza um projeto intitulado “Defcentrado” de intercâmbio de formação e experiências com participação coreógrafo maranhense- londrino Jean Abreu e a Cia Stop Gap (UK) que ocorrerá em Londres, na Inglaterra. O intuito é promover trocas entre o artista brasileiro e a cia de dança de pessoas com deficiência tendo como mediador o atual coreógrafo da cia Jean Abreu, cujos processos de criação se aliam ao de João Paulo Lima em trabalhos de dança no Brasil. Como resultado, o bolsista pretende apresentar o resultado de parte do processo com a companhia Stop Gap e com o coreógrafo Jean Abreu, gravando um vídeo.

Foto de Nelson Albuquerque

Nelson Albuquerque O ator, diretor, gestor e produtor cultural realiza um intercâmbio com a CRL - Central Elétrica, que é um centro de residência e criação artística sediado na cidade do Porto em Portugal. O objetivo é compreender a tecnologia empregada no centro, para aplicar a gestão da Casa Absurda, pensando o espaço como processo de criação, intercâmbio, integrando as áreas de gestão e criação. Como resultado, o bolsista ministrará uma Oficina de Produção e Gestão de Coletivos e Espaços de Teatro ,compartilhando a experiência do intercâmbio com a prática da Casa Absurda e do Grupo Pavilhão da Magnólia.

Foto de Jorge Luiz (Loly Pop)

Jorge Luiz (Loly Pop) O professor, dançarino e coreógrafo da cultura urbana viaja a Cabo Verde para participar de uma residência artística dentro do Konturno, festival internacional de dança contemporânea que, ao longo de suas edições, vem construindo processos de fruição, difusão e partilhas pedagógicas com artistas convidados de várias partes do mundo com sua comunidade. Nesta edição, o diretor Djam Neguin traça uma vivência de ações entre Brasil e Cabo Verde juntando-se ao brasileiro Jorge Luiz (Loly Pop), para a residência intitulada Corpos Urbanos – Danças Periféricas. Como resultado, o bolsista realizará um encontro com uma aula de dança, seguida de bate-papo e exibição de fotos e vídeos de sua participação no festival internacional.

Foto de Lyz Vedra

Lyz Vedra A artista e pesquisadora das artes do corpo viaja a São Paulo para ingressar ao módulo intitulado “Padrões Neurocelulares Básicos (PNB)” que faz parte da formação em Educação do Movimento Somático, certificada por The School for Body-Mind Centering no programa brasileiro de BMC. A ideia é aperfeiçoar o seu fazer artístico, potencializando sua atuação como professora, artista e pesquisadora no mestrado. Em seu retorno, Lyz Vedra ministrará uma aula aberta, com o tema do conteúdo discutido na formação, na sede da Bruta Flor – Arte e Invenção.

Foto de Maria Vitória

Maria Vitória A atriz, diretora teatral, dramaturga, produtora cultural e educadora realiza um intercâmbio teatral com o Tryo Teatro Banda de Santiago, no Chile. A ação do projeto consiste em participar do processo de montagem do novo espetáculo do grupo, elaborando um “Diário de Bordo” do trabalho desenvolvido, em uma espécie de memorial. Como resultado, a bolsista pretende realizar uma ação performática baseada no Diário de Bordo a ser apresentada para o grupo em Fortaleza.

Foto de Merremii Karão Jaguaribaras

Merremii Karão Jaguaribaras A artista, socióloga e pesquisadora da Arte Indígena fará um intercâmbio envolvendo os temas “arte, ecologia e desenvolvimento sustentável”, em Tapiraí, São Paulo, nos espaços da organização COMOVER - Arte Cultura e Meio Ambiente. A experiência promete qualificar o trabalho da bolsista, através da exploração de novas técnicas e abordagens, mas também fortalecer seu compromisso enquanto artista que defende as causas ambientais. Como resultado, a bolsista realizará uma pintura corporal ao vivo, com tintas naturais, no espaço de cultivo CASA da COMOVER.